Lagoa e Carvoeiro foram a Banhos

Pelo terceiro ano consecutivo, na Praia do Carvoeiro, cumpriu-se a tradição do banho do 29, em dia de S. Miguel. Cerca de 100 utentes dos Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, vestidos a rigor, com fatos de banho costurados pelos próprios, fizeram-se ao mar, cumprindo a tradição, dando um colorido muito especial à vila e surpreendendo quem se encontrava na Praia.
O dia de São Miguel (29 de Setembro) e o chamado "banho do 29" era um costume muito antigo segundo o qual, muita gente, principalmente do campo, descia às praias (às vezes pela meia noite, mas mais geralmente de manhã) para tomar um banho que, segundo os antigos, valia por 9 e que ajudava a curar muitas doenças.
Esta foi uma iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, integrada no projeto de combate à solidão e ao sedentarismo, nomeadamente do Centro Sénior de Carvoeiro, ao qual, este ano, se juntou o Centro Sénior de Lagoa.